Como iniciar um cesto de crochê com círculo mágico

Uma das minhas maiores dificuldades quando estava começando foi aprender o círculo mágico.

Quando eu era criança aprendi com a minha vó a iniciar uma base circular com uma correntinha de 6 pontos, ela me ensinou a fazer flores para decorar toalhinhas, colchas e coisas do tipo. O buraquinho do início ficava delicado e bonitinho com linha fina.

Trabalho em crochê com linha fina

Mas quando comecei a fazer cesto com fio de malha, o buraco na base do cesto me incomodava muito. Então fui pesquisar como iniciar a base circular sem buraquinho, e achei esse maravilhoso chamado Círculo Mágico.

Confesso que não achei tão fácil de fazer assistindo vídeos, mas rapidinho fiquei fera nele, e hoje não começo de outra forma.

E não é que muita gente que está iniciando me pergunta como começar? Então resolvi fazer um passo a passo. Espero que eu consiga explicar direitinho.

Comece com a ponta do fio passando pela frente da sua mão (eu sou destra, então a minha mão de apoio é a esquerda), e o fio que vai para o novelo por trás.

Dê mais uma volta com fio pela sua mão e cruze atrás.

Coloque a agulha por baixo do primeiro fio e por cima do segundo, lace o segundo fio e puxe para a frente, formando um lacinho.

Com a outra mão segure a base do lacinho e a agullha.

Tire a mão de apoio de dentro do fio e use ela para segurar a base do lacinho, liberando a mão da agulha.

Com a agulha ainda dentro do lacinho, lace o fio que vem do novelo e puxe para frente, fazendo assim um nó. Ajuste os fios para o nó ficar firme. Pronto, você tem seu primeiro ponto. Se a sua base for de pontos baixos, este será seu primeiro ponto baixo, se for em pontos altos, faça mais uma correntinha nele e terá seu primeiro ponto alto.

Agora, segurando os 2 fios do círculo com a mão de apoio, faça o restante dos pontos passando por dentro do círculo mágico. Para cestinhos em ponto baixo, por exemplo, costumo fazer 7 pontos, e em ponto alto de 10 a 12 pontos. Eu sei que é um pouco confuso de explicar assim em texto, então fiz um vídeo bem detalhado pra te ajudar a iniciar e fazer as 2 primeiras carreiras de base:

Quando terminar de fazer os pontos, puxe a ponta curta até o círculo ficar bem fechado. pode usar a força, mas se não fechar completamente (acontece às vezes com fios muito grossos), desfaça um dos pontos até que fique bem fechadinho.

E pronto! Agora é só seguir a base circular com os aumentos, em espiral ou fechando cada carreira. Não sabe como fazer os aumentos da base e finalizar as carreiras? Me conta nos comentários pra eu preparar um outro post e explicar tudo.

Neste projeto das fotos usei fio de malha residual e agulha de crochê 8 mm, no vídeo usei fio de malha premium de 25mm e agulha de crochê de 5mm.

Deixe um comentário